segunda-feira, 31 de julho de 2017

A acupuntura como aliada dos melhores atletas


O ciclista multicampeão Vincenzo Nibali conta com a acupuntura como aliada para manter o alto desempenho durante provas de longa duração. Um dos poucos atletas a conquistar as três grandes voltas (Vuelta a España, o Giro d'Italia e o Tour de France), o italiano recebe, durante as competições, duas aplicações por dia - uma antes dos estágios e uma à noite. O objetivo principal é promover a recuperação e o relaxamento dos músculos.




O trabalho é feito pelo acupunturista Eddy de Smedt, que viaja junto com a equipe Astana. Ele usa de 6 a 10 agulhas em pontos-chave, como pernas, pés, mãos e até a cabeça. Após inserir as agulhas, o profissional às torce, para estimular os pontos. "Se um atleta tiver alguma dor, conseguimos mantê-lo no Tour", disse Smedt.

Mais conhecida por seus efeitos antiinflamatório e analgésico, a acupuntura ajuda também a diminuir a ansiedade, auxiliando os atletas a se manterem concentrados. Veja quais os principais benefícios da técnica para atletas:

- melhora o funcionamento orgânico e a distribuição de energia nos músculos e articulações, auxiliando na diminuição da fadiga muscular;
- acelera a recuperação física pós-treinamento e promove relaxamento;
- ajuda a diminuir a ansiedade, a tensão e a dificuldade de concentração;
- estimula o organismo a liberar substâncias analgésicas e antiinflamatórias, melhorando a circulação sanguínea no local lesionado ou fatigado, reduzindo inchaços e diminuindo o tempo de recuperação da lesão. 



Quer mais informações sobre a acupuntura para atletas? Entre em contato com a Clínica Uno e marque um horário com nossos profissionais.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Reabilitação: do AVC à vida independente

Após um AVC você deve mudar, reaprender ou redefinir a forma como leva a vida. Neste momento, a o trabalho de reabilitação ajuda você a retornar a vida independente. Mesmo sem reverter os efeitos do acidente vascular cerebral, a reabilitação vai ajudar reconstruir sua força, capacidade e confiança, para que você possa continuar com suas atividades diárias.





O que vou fazer na reabilitação?
Você pode trabalhar habilidades para melhorar sua independência em muitas áreas, como por exemplo:

    Habilidades de autocuidado, tais como alimentação, higiene, banho e toilete;
    Habilidades de mobilidade, como caminhar ou auto-propulsionar uma cadeira de rodas;
    Habilidades de comunicação na fala e na linguagem;
    Habilidades cognitivas, como memória ou resolução de problemas;
    Habilidades sociais, para interagir com outras pessoas.

Quando a reabilitação começa?
A reabilitação começará quando seu médico determinar que você está medicamente estável e capaz de se beneficiar do tratamento. É comum a reabilitação começar entre 24 e 48 horas após o acidente vascular cerebral, enquanto você está no hospital.

O que é um programa de reabilitação?
Os especialistas em reabilitação, como fisiatras, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos, fornecem programas de tratamento específicos para suas necessidades. A quantidade de serviços que você receberá dependerá de suas necessidades. Os serviços podem incluir:

  
    Fisioterapia;
    Terapia ocupacional;
    Fonoaudiologia;
    Psicoterapia;
    Acupuntura;
    Terapia recreacional;
    Cuidados nutricionais;
    Educação para o paciente / família;
    Grupos de apoio.





Quanto tempo dura a reabilitação?

A duração da sua reabilitação depende da gravidade do AVC e das complicações relacionadas. Alguns sobreviventes se recuperam rapidamente, mas a maioria precisa de alguma forma de reabilitação de longo prazo. Neste caso, o plano de reabilitação vai se modificando à medida que você reaprender habilidades e suas necessidades mudarem.