O ciclista multicampeão Vincenzo Nibali conta com a acupuntura como aliada para manter o alto desempenho durante provas de longa duração. Um dos poucos atletas a conquistar as três grandes voltas (Vuelta a España, o Giro d'Italia e o Tour de France), o italiano recebe, durante as competições, duas aplicações por dia - uma antes dos estágios e uma à noite. O objetivo principal é promover a recuperação e o relaxamento dos músculos.
O trabalho é feito pelo acupunturista Eddy de Smedt, que viaja junto com a equipe Astana. Ele usa de 6 a 10 agulhas em pontos-chave, como pernas, pés, mãos e até a cabeça. Após inserir as agulhas, o profissional às torce, para estimular os pontos. "Se um atleta tiver alguma dor, conseguimos mantê-lo no Tour", disse Smedt.
Mais conhecida por seus efeitos antiinflamatório e analgésico, a acupuntura ajuda também a diminuir a ansiedade, auxiliando os atletas a se manterem concentrados. Veja quais os principais benefícios da técnica para atletas:
- melhora o funcionamento orgânico e a distribuição de energia nos músculos e articulações, auxiliando na diminuição da fadiga muscular;
- acelera a recuperação física pós-treinamento e promove relaxamento;
- ajuda a diminuir a ansiedade, a tensão e a dificuldade de concentração;
- estimula o organismo a liberar substâncias analgésicas e antiinflamatórias, melhorando a circulação sanguínea no local lesionado ou fatigado, reduzindo inchaços e diminuindo o tempo de recuperação da lesão.
Quer mais informações sobre a acupuntura para atletas? Entre em contato com a Clínica Uno e marque um horário com nossos profissionais.