Você tem sentiu dor muscular após a prática de algum esporte? Sua postura de trabalho vive causando dores na coluna? Já passou por fases de estresse que geraram dores persistentes? Então provavelmente você já conhece a dor miofascial.
Mas o que é, exatamente, esta dor? É uma recorrente, causada por pontos gatilho em nossos corpos. Estes, quando estimulados, causam dor em uma área distante (dor que ¨corre¨ para outro local). Ela ocorre em ambos os sexos e é mais comumente observada em atletas e nas pessoas acima dos 30 anos de idade.
Geralmente são originadas por estresse excessivo sobre os músculos, causado por movimentos repetitivos, condicionamento físico inadequado, postura inadequada, trauma, distensão muscular, estresse emocional e mesmo por roupas apertadas.
É observada com mais frequência na cabeça, pescoço, ombros, braços, pernas e parte inferior das costas.
Após o diagnóstico, a dor miofascial pode ser tratada de diversas formas, de acordo com sua origem. Entre as ações de combate estão:
1 - Identificação dos fatores desencadeantes, que podem ser: Postura inadequada, bruxismo e apertamento dentário, anemia e infecções sistêmicas, distúrbios comportamentais e distúrbios do sono.
2 - Medidas não farmacológicas, como: Massagem, calor, crioterapia, eletroterapia, acupuntura, fisioterapia e suporte psicológico.
3 - Medidas farmacológicas, como: Analgésicos, antiinflamatórios não estereoidais, relaxante musculares, antidepressivos e anticonvulsivantes.
Quer saber receber orientação profissional sobre a dor miofascial e seus tratamentos? Procure a Clínica Uno e marque um horário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário