quarta-feira, 30 de novembro de 2016

UNO Profissionais: Dr. Rodrigo Fernandes Luiz



Dr. Rodrigo Fernandes Luiz

Fisioterapeuta CREFITO 10 – 185808F




Resumo do Currículo:

Fisioterapeuta graduado pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 2011 e pós-graduado em Fisioterapia Neurológica pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Tem formação em Pilates pela Escola Metacorpus (RS) e Facilitação Neuromotora Proprioceptiva - Kabath Valejo pelo Instituto Valéria Figueiredo (SP). Habilitado à terapia Therasuit por Izabela Koscielny em SP. Tem experiência em Reabilitação Neurológica Adulto e Pediátrica.




Atuação profissional:

 Therasuit: Reabilitação Intensiva;

 Reabilitação em doenças neurológicas como:

       - Acidente Vascular Encefálico (AVC)

       - Lesão Medular

       - Trauma Crânio Encefálico

       - Paralisia Cerebral

       - Doenças Neuromusculares

 Estimulação Sensório Vestibular;

 Fisioterapia Domiciliar;

 Pilates Clínico

UNO Clínica Integrativa
R. Santo Inácio de Loyola 193, Centro, Florianópolis SC
Tel: (48) 30289100
atendimento@unoclinica.com.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Você conhece o Therasuit?

         O movimento é fundamental para a independência do ser humano, para que ele possa conhecer, explorar e dominar o meio onde está inserido. Para a criança, a melhora constante das suas capacidades motoras significa a aquisição da sua independência e capacidade de adaptar-se à sociedade. 


Baseado em novos conceitos para o tratamento de doenças como a Paralisia Cerebral, por exemplo, o casal de fisioterapeutas Richard e Izabela Koscielny criou o método TheraSuit. Nessa terapia inovadora, a criança utiliza uma vestimenta especial baseada nas roupas usadas pelos astronautas russos a fim de minimizar o efeito do peso do corpo no espaço, e assim, diminuir a disfunção motora. 

Esse equipamento possui elásticos e polias que auxiliam no posicionamento e alongamento muscular durante a fisioterapia e criam força artificial contra a qual o corpo pode trabalhar para ajudar a evitar a atrofia muscular. O método consiste em um programa de exercícios intensivo realizados em 3 horas, cinco vezes por semana durante três semanas. Como resultado, alcança-se a melhora na funcionalidade e controle do movimento, na coordenação motora e na força muscular. 

Além do tratamento em paralisias cerebrais, o método é indicado para Ataxia, Atetose, Hipotonia e Espasticidade, assim como em pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral e Traumatismo Craniano, danos à Medula Espinhal e com Disfunções Neuromusculares. 

Em Santa Catarina, o método TheraSuit é realizado em Florianópolis, na UNO Clínica Integrativa pelo fisioterapeuta especializado, Rodrigo Fernandes Luiz.


Em Santa Catarina, o método TheraSuit é realizado em Florianópolis, na UNO Clínica Integrativa pelo fisioterapeuta especializado, Rodrigo Fernandes Luiz.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Cefaléia: causas e efeitos

A cefaleia é o sintoma mais comum na prática clinica. Estima-se que 95% da população já teve ou terá uma dor de cabeça na vida. Muitas vezes essa dor de cabeça é considerada normal pelo pacientes e sempre postergada a avaliação e tratamento. Entretanto, apesar de não ser frequente, a dor de cabeça pode ser alerta para uma situação de base. Todas elas praticamente dependem do estilo de vida, alimentação, situações emocionais e psicológicas além de estresse e sono. O grau de envolvimento é variado, assim como fator desencadeador.

A mais comum das dores é a cefaleia tensional. Dita muitas vezes como estresse, peso, sensação de repuxar, essa dor acomete de maneira leve a moderada a maioria dos casos. As situações do dia-a-dia são mais preponderantes, como junção de fatores para este tipo.

A enxaqueca especificamente tem fatores mais marcantes, porém em muitos casos pode ser a junção.

 Menstruação, sono, alimentos e cheiros são desencadeadores frequentes deste tipo de cefaleia. A genética é o fator principal, levando-se a máxima: Só tem enxaqueca quem pode, não quem quer.

Qualquer que seja o tipo de dor de cabeça é importante a avaliação e intervenção para controle de dor e fatores desencadeantes. O atendimento neurológico visa a avaliação e no âmbito de tratamento existe várias linhas, que incluem desde medicamentos, acupuntura, fisioterapia, reedução alimentar além de mudança de estilo de vida. Com certeza vale a pena lembrar-se dessas dicas para tirar de vez a dor da cabeça.

Texto elaborado pela médico neurologista da 
UNO Clínica Integrativa Anderson de Cuffa

UNO Clínica Integrativa
R. Santo Inácio de Loyola 193, Centro, Florianópolis SC
Tel: (48) 30289100
atendimento@unoclinica.com.br

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

UNO Profissionais: Dra. Ana Carolina Seara



Dra. Ana Carolina Seara 
Psicóloga - CRP 12/04843

Resumo do Currículo:

Graduada (2002) e Mestre (2006) em Psicologia pela UFSC. Gestalt-terapeuta pelo Instituto Gestalten e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (2006). Tem formação no Enfoque Holístico da Saúde e Doença com a Dra. Adriana Schnake (Chile). Ao longo de sua formação trabalhou junto a profissionais da área da Educação com foco no atendimento infanto-juvenil e de pessoas com necessidades especiais.
Foi professora e supervisora Clínica e da Saúde no Curso de Psicologia da UNIDAVI (Rio do Sul SC); professora na Escola Técnica Geração (Florianópolis SC) e professora no curso de Psicologia da UNIASSELVI (Blumenau SC).
Como Psicoterapeuta, participou do corpo clínico do Instituto Gestalten e da Clínica Alcance (especializada em reabilitação). Fez parte do Instituto Müller-Granzotto. Nessa instituição, foi supervisora e professora no Curso de Especialização em Psicologia Clínica;  trabalhou com atendimento individual (jovens e adultos), com grupos e com pacientes em tratamento oncológico e doença orgânica; além de  criar e coordenar os projetos Gestalt em Ato e o Jornal Virtual: em cont@to.
Desde 2011, tem se dedicado ao estudo da relação entre psicologia e adoecimento, apresentando trabalhos em congressos nacionais (ES, SP, PE, SC e PR) e internacionais (Uruguai, Peru, Colômbia e Brasil).
Em sua formação, fez aprofundamentos didático-vivenciais com os Psicoterapeutas: Jean-Marie Delacroix (França); Jean-Marie Robine (França) e Paolo Quatrini (Itália). 
Desde 2012, é coordenadora, professora e supervisora no curso: Psicologia do Adoecimento (curso de pós formação em Florianópolis-SC).
Atualmente, trabalha como psicoterapeuta na UNO Clínica Integrativa (trabalho interdisciplinar e multiprofissional) e em seu consultório particular, atendendo jovens, adultos e pacientes com relato de adoecimento orgânico (individualmente e em grupo).

Atuação profissional 

 - Psicoterapia: Gestalt-terapia
 - Psicologia do Adoecimento
 - Psicoterapia de grupo


Atendimento para:

ü  Fibromialgia
ü  Dor Crônica
ü  Estresse e ansiedade
ü  Alterações de humor
ü  Dificuldades de relacionamento
ü  Transtornos alimentares
ü  Doenças crônicas
ü Outras questões que gerem sintomas psicológicos e/ou sofrimento.


UNO Clínica Integrativa
R. Santo Inácio de Loyola 193, Centro, Florianópolis SC
Tel: (48) 30289100
atendimento@unoclinica.com.br

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Fazer psicoterapia é "coisa de louco"?


Cada vez mais, o trabalho do psicólogo é reconhecido em nossa sociedade. No que diz respeito ao Psicólogo Clínico, vemos um aumento na procura por seus serviços e um conhecimento maior a respeito do que o psicoterapeuta faz. Mas existem aqueles que ainda acreditam que psicoterapia é “coisa de louco”, ou que acham que psicoterapia consiste apenas em “contar seus problemas”. É fato que, em uma sessão psicoterapêutica, as pessoas falam sobre seus problemas, mas fazem muitas outras coisas além de falar daquilo que já sabem sobre si mesmas. Afinal, posso falar de problemas com qualquer pessoa, mas nem todas possuem a escuta que um psicólogo clínico tem; nem todas estão disponíveis para escutar; nem todas vão ouvir sem dar palpites ou conselhos (sobre o que elas fariam naquela situação); nem todas manterão sigilo sobre suas mais íntimas questões; e mais, nem todas farão pontuações que permitam que você perceba algo sobre si mesmo que nem imaginava e possa, então, criar sua própria maneira de solucionar uma questão.


Gestalt-terapia


A Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica, em que o paciente é único, e o objetivo do psicoterapeuta é ajudá-lo a encontrar suas próprias respostas, que são construídas no aqui e agora das sessões. O que somos hoje está relacionado ao que fomos e àquilo que planejamos ser: no presente está o passado e o futuro. Em função disso, as intervenções nessa abordagem são realizadas a partir do que acontece hoje, afinal não podemos voltar no passado para modificá-lo, nem prever (ou viver) o futuro. A partir da mudança que ocorre no presente, podemos ressignificar o passado (tornando a “bagagem” passada mais leve) e vislumbrar outras possibilidades de futuro, até então impensadas, e que são verdadeiramente mais satisfatórias. Quem seria o louco então? Quem procura terapia ou aquele que vive sua vida cotidiana, queixando-se dos mesmos problemas, preso às mesmas limitações, sem conseguir viver de uma outra forma? Psicoterapia é coisa de louco, ou um ato de coragem para mudar aquilo que não está bom e se fortalecer? Psicoterapia é coisa séria, mas pode ser muito mais divertida do que se pensa. Psicoterapia é o lugar para tudo que não tem lugar num mundo que pede por mudanças, mas que muitas vezes não abre possibilidades.



A Psicoterapia é indicada para situações que envolvam:




  • alto nível de ansiedade, depressão, insegurança, medos, baixa auto-estima, stress, irritação, agressividade; 
  • dificuldades relativas ao envelhecimento;
  • adaptação à aposentadoria;
  • traumas, situações abusivas;
  • distúrbios de alimentação:
  • sintomas físicos sem justificativa médica; 
  • processo de luto ou perdas;
  • dificuldades de adaptação a mudanças ou de tomadas de decisão;
  • qualquer outro tipo de mal-estar que gere sintomas psicológicos e/ou
  • sofrimento.




Texto elaborado pela psicóloga da UNO Clínica Integrativa Ana Carolina Seara

UNO Clínica Integrativa
R. Santo Inácio de Loyola 193, Centro, Florianópolis SC
Tel: (48) 30289100
atendimento@unoclinica.com.br

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

UNO na TV: Entrevista sobre Toxina Botulínica

A espasticidade (aumento do tônus muscular) afeta pessoas com diversas doenças e pode trazer dificuldade para andar, mover pernas e braços, realizar higiene do corpo, além de poder contribuir com quadros dolorosos. Um dos recursos utilizados para promover o relaxamento da musculatura espástica é o uso da toxina botulínica.

A toxina botulínica deve ser injetada diretamente no(s) músculo(s) que se deseja tratar, com periodicidade a ser definida pelo médico e de acordo com cada paciente. 

É importante salientar que a toxina botulínica é mais um dos recursos terapêuticos utilizados para promover uma maior facilidade na mobilidade e na funcionalidade no programa de reabilitação. Em contrapartida, a substância não devolve movimento ao músculo que perdeu a força devido a lesões no sistema nervoso central.

Confira aqui a entrevista que a Dra. Cristiane Carqueja, da UNO Clínica Integrativa, deu ao Jornal da Tarde, explicando sobre esta técnica que amplia a qualidade de vida dos pacientes.



                                                  

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Especialistas da UNO

O sucesso da reabilitação deve-se à integração das diferentes áreas da saúde (Atendimento Interdisciplinar) e à aplicação de novas tecnologias em benefício do paciente.

A UNO Clínica Integrativa oferece uma proposta inovadora, interdisciplinar de profissionais com longa experiência na área de reabilitação.



Sempre com o objetivo principal de oferecer as técnicas e opções terapêuticas que mais se associam ao objetivo terapêutico de cada paciente.

Nossos profissionais se reúnem semanalmente na reunião clínica da UNO Clinica Integrava. Nessas reuniões são debatidos artigos científicos e temas técnicos que acompanham a evolução da ciência. Além disso, e principalmente, nossa equipe de profissionais atualiza e discute o andamento do programa de reabilitação dos pacientes que estão em tratamento na clínica. Esse é nosso grande diferencial: o foco no indivíduo e a integração concreta da equipe interdisciplinar!


Atualmente o corpo clínico é composto por profissionais associados nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Massoterapia e Personal Trainer.


terça-feira, 1 de novembro de 2016

Por que integrativa?



O termo “Medicina Integrativa” tornou-se cada vez mais estabelecido dentro da literatura médica contemporânea. Esse termo implica na integração de práticas complementares de tratamento que foram testadas cientificamente e foram incorporadas à medicina baseada em evidências. Em outras palavras, a conexão das diferentes áreas da saúde (atendimento Interdisciplinar) e à aplicação de novas tecnologias em benefício do paciente garante o sucesso em todo o processo de reabilitação.

A equipe da UNO Clinica Integrativa tem certeza da importância da Interdisciplinaridade. Não basta sermos um grupo de profissionais de diferentes formações. O que estamos constantemente desenvolvendo na nossa prática é a interação entre as diferentes profissões, com troca continua de experiências e visões terapêuticas em busca do melhor resultado clínico.