terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Massoterapia: Benefícios muito além do relaxamento

A origem da massagem

A palavra massagem vem do grego masséin, que significa apertar, amassar. Os resquícios da existência da massagem é datada por volta de 3000 a.C.. Na cultura clássica, o massagista eram os médicos, Hipócrates, o pai da medicina, afirmava que um bom médico deve saber apertar, massagear.
Mas a massagem é um ato instintivo do ser humano, quando pensamos em aliviar uma dor de cabeça, por exemplo, naturalmente pressionamos as têmporas de forma a amenizar a dor. Provavelmente a massagem é uma das formas mais antigas de se tratar dores, principalmente musculares.

O que é massoterapia

A diferença entre massoterapia e massagem é que a massoterapia é o tratamento de saúde através de diversas técnicas de massagem. O profissional da massoterapia, chamado de massoterapeuta, estuda as técnicas e aplica em seus pacientes de forma a tratar alguns problemas de saúde.



Tipos de massagem

Podemos separar as técnicas de massagem em duas linhas, o ocidental e o oriental. O ocidental é uma massagem mais ligada à ciência ocidental, isto é, tratamentos comprovados cientificamente, como por exemplo: drenagem linfática, quiropraxia, massagem desportiva, entre outros. Já a massagem oriental visa mais o equilíbrio das energias e chakras do corpo humano, como shiatsu e Do-In.
Mesmo com essas duas linhas, ambos são muito semelhantes em seu objetivo de relaxar o sistema nervoso liberando hormônios antiestresse.

Benefícios da massoterapia

Redução da dor

A massagem pode reduzir dores associadas com enxaquecas, parto, câncer e fibromialgia.
Um dos principais motivos é porque a massagem provoca a redução do hormônio do estresse, o cortisol, e aumenta os hormônios de bem-estar.

Redução do estresse

A redução do estresse através da massoterapia está relacionada ao poder da redução do cortisol, hormônio do estresse, e aumentar a sensação de bem-estar.

Redução da ansiedade

Assim como o estresse, a ansiedade diminui com a ação da massoterapia, pois ela leva o corpo em um estado de relaxamento.

Melhora de lesões

A massoterapia ajuda na estimulação da circulação sanguínea, e aplicado as técnicas adequadas em áreas lesionadas, pode acelerar a recuperação da lesão.



Conclusão

O paciente da massoterapia pode receber as sessões regularmente para manter o bem estar no dia a dia, reduzindo o estresse do trabalho, aliviando tensões do pescoço, ombro e diminuindo certas dores musculares.

Apesar de todos esses benefícios, é importante lembrar que a massoterapia não substitui tratamentos médicos.


Texto elaborado pela massoterapeuta da UNO Clínica Integrativa Tamyo Shinoda


Você sabe o que é o "Janeiro Branco?"



Janeiro Branco é uma campanha que alerta para o cuidado com a saúde mental, assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul alertam para o cuidado com o câncer de mama e de próstata, respectivamente. Em janeiro, o pedido é que cada um fique atento às suas emoções e sentimentos, pois a negligência com a saúde mental pode matar. É uma morte silenciosa, que pode destruir o desejo de viver ou, indiretamente, deixar o terreno fértil para doenças que atingem nosso organismo.



Para quem não é da área ou não possui muito conhecimento a respeito, poderia parecer um exagero ou ser um prognóstico alarmante dizer que o descaso com a saúde mental pode matar, mas é exatamente isso. O número de casos de depressão, aliado ou não a sentimentos como ansiedade e angústia, é um dos fatores diretamente relacionados ao elevado índice de casos de suicídio em nossa sociedade. Essa é uma relação direta. Mas, indiretamente, a falta de atenção ao nosso estado emocional e o aumento de sentimentos como tristeza, desesperança, solidão, abandono, falta de propósito de vida, baixa auto-estima, dentre outros, também podem levar à diminuição do funcionamento do nosso sistema imunológico (sistema de defesa). Há muitos anos se pesquisa e se encontram resultados dessa relação, ou seja, quando estamos mal emocionalmente, todo o nosso organismo vive este estado, afetando nossa capacidade de responder com prontidão e da maneira mais adequada aos invasores do nosso organismo (vírus e bactérias).

Cuidar das nossas emoções e da nossa saúde de forma global é tratar a origem do desequilíbrio. Ninguém está imune a sofrer com as perdas, decepções, falta de sentido que acontece ao longo da vida; mas, assim como uma dor em uma parte do corpo nos faz procurar um especialista para buscar a causa e iniciar o tratamento, as “doresemocionais” também precisam de cuidado, e o profissional mais indicado para isso é o psicólogo (ou psicoterapeuta). Falar sobre os nossos problemas e buscar ajuda para aquilo que não estamos conseguindo resolver sozinhos são atos de coragem e cuidado conosco e com quem convivemos; pois, cuidando de mim, eu também estou cuidando daqueles com quem convivo: estar bem é muito bom e afeta todos os que nos rodeiam e nos amam.



Nosso bem mais precioso não são os bens materiais que conquistamos ou almejamos conquistar ao longo da vida, mas sim a nossa saúde e o sentimento de estar em paz consigo mesmo. O ano está apenas começando, vamos pensar com carinho sobre isso?

Texto elaborado pela psicóloga da UNO Clínica Integrativa Ana Carolina Seara


sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Corpo, psicologia e adoecimento - desafios contemporâneos



Vivemos na atualidade grandes mudanças, sejam relativas à área científica ou de recursos tecnológicos, permitindo que as pessoas vivam mais anos. Entretanto, nem sempre o aumento da expectativa de vida é acompanhado de uma significativa qualidade de vida.

Nosso organismo é um todo integrado, não poderíamos viver apenas com uma parte dele. Quando uma das partes do corpo não está bem, deveríamos olhar para o todo e entender o que esse sintoma pode estar nos sinalizando. Os sintomas devem ser vistos como  uma forma de o organismo se manifestar e, se não escutamos essas manifestações, logo somos obrigados, por meio de um sintoma mais “grave”, a repousarmos e cuidarmos do nosso corpo. Ao entendermos o “recado” do nosso organismo e ao fazermos uso dessa aprendizagem corporal, poderemos estar muito mais integrados, usando essa experiências para nosso crescimento.

Nesse sentido, emoções influenciam o corpo e o corpo também tem influencia no nosso estado emocional: são partes do mesmo todo. Não se pode falar em doenças sem um corpo, ou seja, as doenças não existiriam como um a priori, em verdade o que existe é alguém que está doente. E a forma como uma pessoa adoece é muito particular e está intimamente relacionada à sua maneira de viver e, assim, também à maneira como vai se recuperar. Por isso, é necessário resgatar o olhar para o corpo, para a pessoa que adoece, integrando as polaridades “mente e corpo”, para oferecer um modelo de tratamento que devolva a sabedoria das pessoas na busca  por saúde e que lhes forneça as ferramentas necessárias para que possam encontrar uma forma mais saudável de viver.


Psicoterapia
A psicoterapia é uma das ferramentas para se buscar uma nova forma de viver, seja no enfrentamento de um diagnóstico, no qual o paciente precisa resgatar sua força e os recursos internos adequados para lidar  com essa nova situação; seja na busca por uma forma mais integrada de viver o cotidiano e os desafios da vida moderna (stress, ansiedade, aumento de demandas e produtividade, desafios e exigências contemporâneas, etc.) que tanto afetam o equilíbrio do nosso organismo e abrem espaço para o adoecimento.

Trabalho em Equipe
Promover um trabalho em que se possa integrar diversos olhares para o paciente, entendendo que ele não é apenas o somatório de várias partes que podem ser tratadas por diversos profissionais (o médico, enfocando o quadro clínico; o nutricionista, a dieta alimentar; o fisioterapeuta, a execução precisa dos movimentos; o psicólogo, as emoções e formas de enfrentamento, etc.), mas, além disso, que todas essas partes estão em inter-relação, pois uma mudança em uma delas repercute no todo. Por isso, é fundamental um trabalho de equipe de fato integrado, em que cada olhar específico se soma aos outros olhares, promovendo um olhar singular, o que simbolicamente podemos chamar de CORPO clínico, e um corpo só tem vida quando todas as partes se inter-relacionam positivamente.

O objetivo do trabalho na Clínica UNO é promover um olhar ampliado,  em que a equipe funciona como um corpo-auxiliar, buscando os melhores recursos e tratamentos para o paciente, através de um corpo clinico especializado que se comunica e troca informações pertinentes e relevantes na busca pela melhor forma de cuidar de cada paciente (resguardando a ética e o sigilo relativos a cada área de atuação).


Psicologia do Adoecimento
Trabalho psicoterapêutico que permite ampliar a compreensão do adoecimento e possibilitar o desenvolvimento de uma forma mais saudável de se relacionar com o corpo. Esta proposta de trabalho permite o resgate dos recursos internos de cada pessoa, a partir da compreensão do funcionamento do nosso organismo,  possibilitando uma maior integração emocional.

Quem pode se beneficiar deste trabalho?
-  Pessoas com queixas ou sintomas relativos ao adoecimento;
-  Pacientes que precisam enfrentar  o diagnóstico de uma doença;
- Pessoas que identifiquem que suas emoções, ou a dificuldade de enfrentamento de problemas, estejam afetando sua saúde;

- Pessoas que queiram ampliar sua percepção sobre a relação entre saúde, adoecimento  e seu organismo.

Texto elaborado pela psicóloga da UNO Clínica Integrativa Ana Carolina Seara

UNO Clínica Integrativa
R. Santo Inácio de Loyola 193, Centro, Florianópolis SC
Tel: (48) 30289100


atendimento@unoclinica.com.br

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Dor Crônica


Considera-se dor crônica aquela que se repete por mais de 3 meses. Embora, muitos pacientes deixem de lado a procura por ajuda, é bem importante se atentar para um acompanhamento profissional.

O mais indicado para aqueles que estão com algum tipo de dor repetitiva é procurar um médico, para que possa ser realizado o encaminhamento correto. Trata-se de um problema complexo, que exige um trabalho interdisciplinar, envolvendo profissionais de diferentes especialidades. A fisioterapia, em muitas das vezes é uma opção que apresenta resultados bem interessantes, seja no alívio da dor, ou mesmo na prevenção de quadros mais graves.


Existem várias opções de tratamento da dor crônica. Para aqueles que sofrem de problemas constantes, como dor nas costas, dor de cabeça e dor no pescoço, SIM é possível obter resultados bem significativos. Atualmente, o que pode fazer a diferença é entender o histórico do paciente, detalhando o cotidiano e hábitos recorrentes, ou seja, propondo um atendimento individualizado.

Texto elaorado pela fisioterapeuta da UNO Clínica Integrativa Natasha Adamczyk


Para saber mais sobre nossa atuação, entre em contato.


UNO Clínica Integrativa
R. Santo Inácio de Loyola 193, Centro, Florianópolis SC
Tel: (48) 30289100
atendimento@unoclinica.com.br