O QUE É?
O termo foi criado pelo Dr. Dean L. Fishman, criador do Institute Text Neck (EUA) e pioneiro na identificação e tratamento dessa síndrome. Segundo Fishman, é “Uma Síndrome de uso excessivo envolvendo a cabeça, pescoço e ombros, geralmente resultante de uma tensão excessiva sobre a coluna vertebral de olhar em uma posição para a frente e para baixo em qualquer dispositivo portátil móvel, ou seja, telefone celular, aparelho de vídeo game, computador, tablet, mp3 player, e-reader. Isso pode causar dores de cabeça, dor no pescoço, ombro e dor no braço, alteraçōes respiratórias e muito mais.”
O QUE OCORRE COM A COLUNA?
O que acontece na Síndrome do Text Neck é que quando utilizamos esses dispositivos móveis, realizamos uma flexão exagerada da coluna cervical. Com isso, há um aumento da carga, em medida de peso, sobre toda a coluna.
Fonte: Burl Pettibon, DC and Jenn Hawkins-Hals
A medida que o ângulo de inclinação anterior aumenta, o peso torna-se proporcional a esta angulação. E há um desgaste gradual nos processos ósseos cervicais. Para manter toda a postura fisiológica do nosso corpo precisamos ter musculaturas firmes e uma boa amplitude de movimento. O excesso desta flexão acaba por alongar demais os extensores cervicais, que estão por sua vez fracos.
Dessa forma, os flexores do pescoço tornam-se encurtados, há uma retificação dacoluna cervical, anteriorização da cabeça e dos ombros, elevação das escápulas com sobrecarga óssea, muscular e dos ligamentos de suporte em toda essa região. Ainda, esta anteriorização da cabeça leva a uma compressão posterior do disco, extensão da cervical alta (C1-C2), e flexão/retificação da cervical baixa (C3- C7).
A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que a cabeça humana pesa cerca de uma dúzia de libras, mas, como o pescoço inclina para frente e para baixo, o peso sobre a coluna cervical começa a aumentar. Em um ângulo de 15 graus, este peso é cerca de 27 libras (12 kg), a 30 graus é 40 libras (18 kg), a 45 graus é 49libras (22 kg), e em 60 graus é 60 libras (27 kg).
Fonte: Dr. Ken Hansraj M.D.
Não é possível compreender o significado de 60 libras? Imagine carregar uma criança de 8 anos de idade em torno de seu pescoço várias horas por dia. Usuários de smartphones gastam em média de duas a quatro horas por dia debruçados sobre ler e-mails, enviar textos ou verificar sites de mídia social, isto é, 700 a 1.400 horas por ano as pessoas estão colocando pressão sobe suas vértebras cervicais.
Entre as principais queixas associadas ao Text Neck, estão as dores sentidas no pescoço, ombro, costas, braço, dedos, mãos, pulsos e cotovelos, assim como dores de cabeça, dormência e formigamento das extremidades superiores.
Essa postura inadequada também pode causar redução da capacidade pulmonar em até 30 por cento e também tem sido associada a dores de cabeça, problemas neurológicos, depressão e doença de coração.
O QUE FAZER PARA EVITAR?
1 - Evite usar os aparelhos no colo, pois essa ação faz com que a pessoa fique olhando para baixo, prejudicando a postura. Se não conseguir, coloque uma almofada ou algum suporte ergonômico pra reduzir a inclinação da cabeça e manter a postura ereta.
2 – Acesse o aparelho sempre na altura dos olhos. Isso evita que a pessoa permaneça com a cabeça flexionada e com o pescoço para frente durante o uso do dispositivo. Tente mover os olhos para cima e para baixo e fazer com que as rotações da coluna cervical ocorram no seu próprio eixo de movimento, ao invés de projetá-la para frente.
3 – O ideal é apoiar o braço sobre a mesa e manuseá-lo para evitar e/ou reduzir a tensão dos músculos, tendões, ligamentos e discos articulares.
4 – A cada uma hora realizar uma pausa de pelo menos 10 minutos, alongar e mobilizar o pescoço, ombros e braços.
5 - Fortaleça a musculatura profunda e estabilizadora da coluna. Também é importante fortalecer a musculatura da cintura escapular.
7 – Utilize a respiração diafragmática para evitar o uso da musculatura acessória que seria um agravante para favorecer a postura inadequada. Ainda, a flexão do pescoço dificulta a passagem do ar quando respiramos.
8 – Consulte um fisioterapeuta especialista em ergonomia e confira a distribuição do espaço de sua área de trabalho, escolha de um travesseiro e colchão adequados, verifique qual a postura correta ao dormir, dirigir, dentre outras.
9 – Se tiver dor, consulte um médico especialista para averiguar se existem outros problemas associados, como hérnias discais, artrose, osteoporese ou outras patologias que também geram dor e desconforto.
COMO TRATAR?
O tratamento visa a correção postural através de uma conscientização corporal, fortalecimento e alongamento muscular, relaxamento das áreas de tensões, treino da musculatura profunda e estabilizadora. Além de terapias complementares como acupuntura, kinesio Tape, massoterapia e outras técnicas manuais fisioterápicas. Uso de medicação adequada prescrita por um médico especialista.
Francine Cavalli
Fisioterapeuta
Especialista em acupuntura
Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória
Mestre em Tecnologia em Saúde
Doutora em Ciências Médicas
Formação em Terapia nas Desordens Cervicais
Formação em Maitland para coluna cervical, torácica e lombar
Formação em Estabilização Segmentar
Formação em Kinesio Tape
Formação em Podoposturologia e Baropodometria Computadorizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário